top of page

CURSOS GRATUITOS

  • Foto do escritor: Will Junior
    Will Junior
  • 4 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

A EMBRASESC também se dedica à promoção, preservação e disseminação da cultura por meio do acesso à informação, capacitação e aprimoramento através de cursos gratuitos ofertados para a comunidade.


O Centro Cultural e Esportivo do Pará (CCESP) e a Empresa Brasileira de Produtos e Serviços Culturais (Embrasesc) firmaram um acordo de parceria com o intuito de levar educação e cidadania a adolescentes, jovens e adultos de Belém e região Metropolitana, por meio de cursos e oficinas gratuitas populares.


Esses cursos são de temas diversificados e têm em comum o objetivo de ampliar o acesso à cultura e ao conhecimento para todas as pessoas.


Esses cursos, geralmente ofertados no Casarão, abrangem diversas áreas, como: Artes visuais, música, teatro, literatura, história, informática, dança, entre muitas outras. Eles são uma oportunidade para que os interessados possam aprender e desenvolver suas habilidades, mesmo que não possuam recursos financeiros para investir em cursos pagos.


Além disso, os cursos gratuitos oferecidos pela instituição são uma forma de democratizar o acesso à cultura, tornando-a mais inclusiva e acessível a todos. É importante destacar que, através dessas atividades educacionais a EMBRASESC também contribui para a formação cultural e artística das nossas futuras gerações.


As oficinas são gratuitas para alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, apresentando comprovante de matrícula no ato da inscrição. Para universitários, alunos de escolas particulares e demais pessoas, haverá cobrança de taxa de R$ 20.

Em suma, os cursos gratuitos oferecidos são uma forma de valorizar e promover a cultura em todas as suas formas, além de contribuir para a formação educacional e cultural da sociedade, expandindo seus horizontes e ampliando seus conhecimentos. Atualmente os cursos ofertados no Casarão, por meio da EMBRASESC, são:


1. Informática;

2. Teatro;

3. Libras Básico;

4. Leitura e Produção de texto;

5. Desenho de paisagem e ilustração;

6. Escrita Criativa;

7. Criação e Elaboração de quadrinhos;

8. Fotografia em Mídias Móveis o celular;

9. Brinquedos óticos: Fotografia para crianças;

10. Edição áudio visual (online);

11. Dança para idosos;

12. Dança contemporânea

13. Danças urbanas;

14. Dança de salão;

15. Iniciação a Violão;

16. Iniciação a percussão;

17. Vivência percussivas;

18. Técnicas Circenses;

19. Bijuteria em tecido;

20. Literatura da história e questões raciais no Brasil;

21. Literaturas Africanas no processo de formação de Leitores (online);


As inscrições seguem até o dia 19 de março e podem ser realizadas, exclusivamente, na secretaria do Casarão, localizado na Tv. Benjamin Constant 1321, no horário das 8h às 18h.


Além dos cursos e oficinas, o Casarão conta com atendimentos gratuitos de psicólogos para dar suporte aos alunos, além de oferecer de forma gratuita palestras e rodas de conversa para o público em geral com a abordagem de diversos temas sociais.


PROJETO SAMAÚMA


O Centro Cultural e Esportivo do Pará – CCESP em parceria com a EMBRASESC também criou o projeto "Samaúma nas Escolas" com o objetivo de conscientizar os alunos da rede pública de ensino na Região Metropolitana de Belém sobre a importância de termos a educação ambiental como uma importante ferramenta de ação para desenvolver cidadãos mais responsáveis, com valores sustentáveis, que respeitem os recursos naturais e que possam participar de forma mais crítica e ativa das questões socioambientais presentes no cotidiano, possibilitando um futuro mais sustentável, sadio e socialmente justo para as próximas gerações.

Comentários


QUER RECEBER NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO?

Assine a newsletter e saiba de tudo

Quem sou?

Aos que não me conhecem, em poucas linhas me apresento. Sou colunista no jornal O Liberal, Bacharel em Direito, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); recebi meu primeiro prêmio nacional aos 21 anos, pela concepção do espetáculo Elegbará – O Guardião da Vida dentro do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, fui analista técnico e Parecerista do Ministério da Cultura em 2013 a 2015, Ex-Conselheiro titular no Conselho Municipal de Política Cultural do Município de Belém no período de 2014 a 2016.

IMG_4691 (1).JPG

SOBRE O QUE VOCÊ QUER LER?

bottom of page