top of page
  • Foto do escritorWill Junior

A Cultura Agradece!


Foto: PARÁ2000 / Uchôa Silva

A nossa cultura têm ganhado cada vez mais evidências, e têm dando cada vez mais orgulho. O melhor de tudo é saber que temos fortes aliados. Hoje quero destacar alguns parlamentares que estão fazendo muito pela cultura e pelos trabalhadores da indústria criativa no Pará. Em meio aos diversos projetos de Lei protocolados pela Divisão de Expediente da Assembleia Legislativa do Pará (Didex/Alepa) destaco alguns:



Mestre Cupijó



Na data de 07 de junho de 2022, a Deputada Dilvanda Faro, protocolou o projeto de Lei nº 224/2022, com inuiioto de criar a Lei que declara a obra do músico paraense Mestre Cupijo, como Patrimonio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, nos termos do Art. 286 da Constituição do Pará. O projeto teve a relatoria do Dep. Direceu Ten Caten que votou pela aprovação do projeto.




Virada Cultural Paraense



De autoria do deputado Fábio Freitas, a Virada Cultural é um evento consolidado em diversas cidades do Brasil e do mundo, que tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura, a valorização da diversidade cultural e artística, e fomentar o turismo e a economia criativa.





Ordem do Mérito Cultural do Pará


Encorajado por esse colunista, o Deputado Renato Oliveira propôs a criação da Ordem do Mérito Cultural do Pará. O objetivo deste requerimento é prestar justa homenagem às pessoas físicas ou jurídicas que estimulem o desenvolvimento da cultura, personalidades que produziram ou produzam elementos ou conjuntos destes que elevam e engrandecem o patrimônio cultural e o nome do Estado do Pará. O dia 5 de novembro foi escolhido para comemorar e incentivar a conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura. A data também foi escolhida por um motivo especial, comemora-se o nascimento de Rui Barbosa, grande escritor brasileiro, além de ter contribuído nas questões políticas, deixou um grande legado à cultura da nação (5 de novembro de 1849).



Círio de Nazaré



O Dep Federal Joaquim Passarinho protocolou requerimento na Câmara dos Deputados para a realização de Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 22 de novembro de 2023, a fim de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e o evento que celebra, o Círio de Nazaré. Desde 2014, o Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Comments


bottom of page